Denominada Escola de Educação Básica Alfredo Zimmermann, Código 768000919440, situada à Rua Gustavo Rubin, nº 226, município de Guaramirim, Santa Catarina, é matida pelo Governo do Estado, e administrada pela Secretaria de Estado da Educação e do Desporto, subordinada a 24ª Gerencia Regional de Educação.
HISTÓRIA
A E.E.B. Alfredo Zimmermann foi fundada em 1961, com o nome de Escola Reunida Alfredo Zimmermann e funcionou durante um ano em numa sala, em um armazém de propriedade de Manoel Perfeito Aguiar.
Em 1986, passou a ser chamada Escola Básica e em 1996 Colégio Estadual Alfredo Zimmermann. E em 2001 a escola passou a ter o nome atual, Escola de Educação Básica Alfredo Zimemrmann.
Atualmente possui 945 alunos e conta com 49 funcionários, tendo como Diretora Geral Sandra Helena Maciel, e Assessores de Direção Luciana Vidal de Assis e Tarsis Flôr.
A escola conta com 39 Professores, 01 Assistente de Educação, 01 Assistente Técnico Pedagógicos e 05 Agentes de Serviços Gerais.
HISTÓRICO DO NOME ALFREDO ZIMMERMANN
Alfredo Zimmermann nasceu em abril de 1912 e foi um homem muito estimado pela comunidade do bairro Avaí, onde se localiza a escola atualmente.
Descendente de família humilde, mas, com muito esforço, trabalho e inteligência, transformou-se num dos homens de mais poder aquisitivo no município. Foi um grande comerciante, possuindo engenho de açúcar, arroz e cachaça.
Casou-se com Maria da Silva e teve cinco filhos: Vilson, Ceci, Valmor e Alfredina.
Foi vereador representando nosso município quando ainda era distrito de Joinville.
Lutou pelos direitos de sua comunidade tornando-se um líder nato.
Faleceu, tragicamente atropelado, em frente a sua residência, quando tinha apenas 36 anos de idade.
MISSÃO DA ESCOLA
Tornar a comunidade escolar um agente transformador e facilitador, na busca de uma qualidade total da Educação, oferecendo ao educando uma agradável permanência no ambiente educacional.
DOS OBJETIVOS E PRINCÍPIOS
A Unidade Escolar objetiva sua ação educativa, fundamentada nos princípios da universalização da igualdade de acesso e permanência, da obrigatoriedade do Ensino Fundamental e Médio e da gratuidade escolar.
A proposta é uma escola de qualidade, democrática, participativa e comunitária, como espaço cultural de socialização e desenvolvimento do educando, preparando-o para o exercício de direitos e o cumprimento dos deveres, sinônimo de cidadania.
"Educar não é cortar asas, e sim orientar o vôo."
Nenhum comentário:
Postar um comentário