quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A importância da inclusão da criança com deficiência na escola comum - Analores F. Jahn


Imagem tirada do blog da Neusa teixeira

TEORIA E PRÁTICA / EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO.

Teóricamente, a Educação Especial e a Inclusão em sala de aula comum das pessoas com deficiência é considerada uma realidade que já deu certo. Mas a teoria e a prática se distanciam, são parâmetros muito diferentes entre si. Uma é a criação da Lei, que ampara a pessoa com deficiência e limitações em sala de aula comum, a outra é, a de torná-la realidade. Mas, por em prática essa teoria é complicado, algumas escolas ainda não foram adaptadas adequadamente, não possuem material pedagógico específico para se trabalhar as diferenças com qualidade. Onde os alunos e os profissionais não foram preparados para aceitar e entender a inclusão como fato real e definitivo. Nesse caso o professor de educação especial muitas vezes precisa confeccionar todo material necessário para poder alfabetizar e desenvolver a compreensão na criança com dificuldade de aprendizagem, causada por problemas neurológicos, síndromes, deficiência intelectual, transtornos, déficit de atenção e hiperatividade, dislexia, dislalia e tantos outros. O universo das dificuldades de aprendizagem encontradas pelos professores em sala de aula na busca de incluir, socializar e ensinar a todos é um desafio que as vezes impossibilita a qualidade de vida da pessoa com deficiência. E também a falta de ferramentas adequadas para a adaptação e adequação delas o meio social, representa uma dificuldade para desenvolver um trabalho educacional e de adequação de qualidade. Por isso, é que as escolas necessitam da parceria da família. Sem esta parceria, compreensão e ajuda da família a escola está órfã.
O que fazer com a criança ou pessoa com deficiência colocada em sala de aula comum? Sem que esta ofereça a menor condição e qualidade no ensino aprendizagem à essa criança com dificuldades? Se o professor não tem um breve relato histórico da realidade do aluno e esteja preparado academicamente e cientificamente para este educando que está recebendo, as dificuldades passarão a ser muito mais significativos. Por este e outros fatos consideráveis de priori, incluir é aceitar e amar, é se desafiar a cada dia em busca de soluções e de quebra de velhos conceitos e pré-conceitos, na construção de novos caminhos.
Se dispor a esse desafio é uma missão, vai além da prática de ensinar.
Por isso, Teoria e Prática são dois universos a serem implementados para que a realidade se concretize de fato. No meu cotidiano na educação especial Inclusiva, na Escola Alfredo Zimmermann, constatei com grande satisfação que há muitos anos inclui-se alunos com deficiência e necessidades especiais de aprendizagem, dentre os quais temos: DV, DM, DAHI, DA, e todas as DIS, (dislexia), respeitando também as diversidades culturais, religiosas, raciais e escolhas sexuais.
Eu trabalho na escola e percebo a preocupação da equipe docente, gestora e dos funcionários em proporcionar um ambiente acolher e de respeito mútuo a todas as diversidades em suas especificidades.
Trabalhando unidos, compartilhando responsabilidades e preocupações para os alunos e pessoas com deficiência e necessidades especiais de aprendizagem.

Por este motivo, a escola está empenhada em ajudar o nosso aluno Jordan Lechner Maciel, que sofre de Distrofia Muscular Duchene, uma doença degenerativa que ainda não tem tratamento aqui no Brasil. Sua mãe está empenhada em proporcionar uma melhor qualidade de vida a ele.
Por isso ela está promovendo uma rifa de um Fusca. O dinheiro arrecadado será usado para levá-lo a China para um tratamento com células tronco embrionárias, que aqui no Brasil ainda não foi reconhecido, portanto não está liberado. Mas lá na China, já está sendo aplicado no tratamento em pessoas, com resultados positivos.

Pedimos todos a se empenharem em comprar a rifa e divulgar essa campanha. Ajudar uma criança a recuperar a qualidade de vida é uma bênção para qualquer ser humano.

Contato: (47) 3373 – 4880 ou 3373 0966, para adquirir os carnes e ajudar a vender.
Que Deus abençoe doadores e dádivas.

Analores Fröhlich Jahn – Especialista em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar – Cursando Neuropsicopedagogia de Educação Especial Inclusiva – novembro 2009

Um comentário:

  1. Turma de profissionais do Alfredo! Meus mais sinceros desejos de um abençoado Ano de 2012, sucesso para todos .
    Abraço
    Analores

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Pesquisas.

Corrida de Sapinhos.

Era uma vez uma corrida de sapinhos. Eles tinham que subir uma grande torre e, atrás havia uma multidão, muita gente que vibrava com eles. Começou a competição. A multidão dizia: - Não vão conseguir, não vão conseguir!
Os sapinhos iam desistindo um a um, menos um deles que continuava subindo.
E a multidão continuava a aclamar: - Vocês não vão conseguir, vocês não vão conseguir. E os sapinhos iam desistindo, menos um, que subia tranquilo, sem esforços. Ao final da competição, todos os sapinhos desistiram, menos aquele.
Todos queriam saber o que aconteceu, e quando foram perguntar ao sapinho como ele conseguiu chegar até o fim, descobriram que ele era SURDO.