terça-feira, 28 de junho de 2011

Valorizando os talentos regionais: Ingo Penz - Fotógrafo jaraguaense.

Fotógrafo jaraguaense conta história da imigração alemã em fotos.

Ingo Penz lança hoje, terça-feira, em Pomerode, livro que valoriza a paisagem da colonização catarinense.

Imagem do Livro de Ingo Penz

Retratos, paisagens, edificações e cenas cotidianas prestam uma homenagem aos imigrantes alemães de Santa Catarina. As imagens, capturadas durante 44 anos de dedicação à fotografia, são do catarinense Ingo Penz, que as registrou no livro "Presença da Imigração Alemã em Santa Catarina".

A obra será lançada hoje, em Pomerode. A publicação patrocinada pelo Funcultural traz desde os primeiros registros do jaraguaense como fotógrafo, em 1967. Foi justamente em Pomerode, cidade que Ingo realiza o lançamento de estreia de "Presença...", onde foram feitos os primeiros cliques da cultura germânica, ainda com uma máquina fotográfica modelo Rolleiflex.

Além de mais 120 fotografias, o livro apresenta sete textos de colaboradores, entre historiadores e representantes da área da fotografia, que tratam da importância do resgate da processo imigratório do Estado. Há registros de imigrantes do extremo Oeste ao Sul do Estado, mas são as cenas do Vale do Itajaí que mais se destacam na seleção.

— É o local onde temos mais imagens belas — considera o fotógrafo, que hoje vive em Blumenau.

A obra, que é bilíngue e foi toda traduzida em alemão, também conta com imagens de Joinville, a maioria de construções como a antiga Estação Ferroviária. O livro ainda não está à venda em Joinville, mas deve chegar às livrarias em breve ao preço de R$ 80.

No momento, Penz se dedica à registrar a cultura italiana na região, mas já registrou outras etnias. No ano passado, ele realizou a exposição "Presencia de Los Gaúchos em SC-Brasil", na Argentina, e tem outros sete livros publicados, todos relacionados às várias faces de Santa Catarina.

O QUÊ: lançamento do livro "Presença da Imigração Alemã em Santa Catarina", do fotógrafo Ingo Penz.
QUANDO: terça-feira, às 19h30.
ONDE: Clube Pomerode, rua Atiradores, 247, em Pomerode.
QUANTO: entrada gratuita. No lançamento o livro será vendido a R$ 60.

Fonte: www.an.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisas.

Corrida de Sapinhos.

Era uma vez uma corrida de sapinhos. Eles tinham que subir uma grande torre e, atrás havia uma multidão, muita gente que vibrava com eles. Começou a competição. A multidão dizia: - Não vão conseguir, não vão conseguir!
Os sapinhos iam desistindo um a um, menos um deles que continuava subindo.
E a multidão continuava a aclamar: - Vocês não vão conseguir, vocês não vão conseguir. E os sapinhos iam desistindo, menos um, que subia tranquilo, sem esforços. Ao final da competição, todos os sapinhos desistiram, menos aquele.
Todos queriam saber o que aconteceu, e quando foram perguntar ao sapinho como ele conseguiu chegar até o fim, descobriram que ele era SURDO.