quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Show beneficente em prol da nossa aluna Vanessa

Gabrielle Dias Figueiredo
Guaramirim – Os cantores Henrique Lemes e a cantora Marjory Porto participarão de uma ação diferente no próximo dia 24, na Live Club, em Guaramirim. Os três farão um show beneficente para arrecadar dinheiro para a compra de uma nova cadeira de rodas para Vanessa Barbosa Machado, de 16 anos. Ainda participarão do show o cantor Kauê Alexandre e os Dj’s Marcos Luís e Patrick Tomaselli.
Vanessa tem paralisia cerebral desde que nasceu, devido ao um atraso na hora de seu parto, e por isso não anda, não fala e tem dificuldades para realizar os movimentos, mas mesmo com esses obstáculos não deixou de sorrir e de frequentar a escola, já que consegue entender o que os outros dizem.
Aluna da E.E.B Alfredo Zimmermann, ela se comunica através de uma ponteira, que fica presa em sua cabeça e faz ligação com o teclado adaptado do notebook. Com esse recurso, ela consegue escrever e se comunicar, já que não possui nem um atraso mental, a não ser em sua estrutura, que é correspondente ao de uma menina de 11 anos. A ponteira a ajuda na comunicação na escola, mas ela não conta com esse recurso em casa, o que dificulta o seu dia a dia.
Segundo Izolete Starowski, profissional que acompanha Vanessa durante as aulas, é por ali que ela também fala como está se sentindo no dia. “Ao chegar, a primeira coisa que fazemos é conversar. Pergunto para ela como ela está e ai ela me responde como está se sentindo”, explica. “Também conversamos sobre o final de semana e ela também me faz perguntas”, complementa.
Izolete está em contato diário com Vanessa, e apesar de ter começado a trabalhar em abril desse ano, as duas já possuem uma comunicação única e os códigos viraram o vocabulário das duas. Hoje, quando Vanessa está com sede, por exemplo, ela pisca duas vezes, e com esse gesto a professora já sabe que ela quer tomar água. “No começo ela colocava a língua para fora para pedir”, conta.
A atual cadeira de rodas que ela utiliza não está apropriada para sua estrutura, o que prejudica sua postura, além de não prender mais os seus pés e estar com o freio estragado. A falta da ponteira e de um notebook adaptado em casa também são um problema.
Foi a partir dessas questões que o ex-presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Guaramirim, Leandro Venancio, teve a ideia de realizar um show para arrecadar fundos para a compra de uma nova cadeira e dos aparelhos necessários para a comunicação. “Fiquei sabendo da história, conheci ela e resolvi entrar em contato com o pessoal para fazer o show”, explica. Conforme a mãe de Vanessa, Santina Ferreira Barbosa, a nova cadeira ajudaria muito, já que ela não tem condições de comprar uma nova.
Mikhael Otoni, de 11 anos, é um dos 33 alunos que estudam com Vanessa na 7ª série, e afirma que quer ir ao show e já pediu para sua mãe ir com ele. Sobre a interação da colega na sala, ele diz que é normal. “Ela é igual a qualquer amiguinho meu”, explica.
Os ingressos estão sendo vendidos por R$15 no Posto Maiochi, Mime do Avai, no Supermercado Super Treis e na própria escola. Menores devem ir acompanhados de um responsável.
Interessados em ajudar podem entrar em contato pelo e-mail leandro.venancio@globo.com.
Jornal: O Regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisas.

Corrida de Sapinhos.

Era uma vez uma corrida de sapinhos. Eles tinham que subir uma grande torre e, atrás havia uma multidão, muita gente que vibrava com eles. Começou a competição. A multidão dizia: - Não vão conseguir, não vão conseguir!
Os sapinhos iam desistindo um a um, menos um deles que continuava subindo.
E a multidão continuava a aclamar: - Vocês não vão conseguir, vocês não vão conseguir. E os sapinhos iam desistindo, menos um, que subia tranquilo, sem esforços. Ao final da competição, todos os sapinhos desistiram, menos aquele.
Todos queriam saber o que aconteceu, e quando foram perguntar ao sapinho como ele conseguiu chegar até o fim, descobriram que ele era SURDO.