segunda-feira, 30 de novembro de 2015

ATIVIDADE 1 DO PLAC 3, AÇÃO 1

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC

INFERÊNCIAS DO HUMOR

Tarsis Flôr

Guaramirim - Outubro de 2015

ATIVIDADE 1 DO PLAC 3, AÇÃO 1: O QUE SERÁ REALIZADO



A cena política atual, ferve. Em meio a denúncias de corrupção, incitações diversas – discussões e decisões políticas. Estas, estão presentes na vida das pessoas em seus cotidianos.
Nos temas transversais, existe a solicitude com a formação crítica dos cidadãos. Como indivíduos interagindo e inferindo em suas relações com o mundo, é importante entenderem-se como seres políticos. E, desta forma, percebam a importância de desenvolver uma consciência crítica sobre suas realidades. 
Uma das manifestações mais comuns de crítica, protesto e reflexão sobre os acontecimentos políticos e sociais ocorrem nas difusões diárias, como nos jornais e revistas, por meio do humor, especialmente, das charges, cartuns e das tirinhas. Atualmente, também são bastante divulgadas pela internet, em formato de jornais e revistas eletrônicas e, muitas vezes, em páginas independentes dos grandes meios de comunicação.
As charges, de modo geral, apresentam comentários sobre a situação política e social, geralmente dialogando com acontecimentos da atualidade. Já o cartum, podemos dizer que é atemporal, isto é, utiliza elementos que podem ser entendidos em qualquer período e em qualquer lugar. 
O cartum se caracteriza com uma anedota gráfica em que nele podemos visualizar a presença da linguagem verbal associada à não verbal. Suas abordagens dizem respeito a situações relacionadas ao comportamento humano, mas não estão situadas no tempo, por isso são denominadas de atemporais e universais, ou seja, não fazem referência a uma personalidade em específico. […] A charge, um tanto quanto diferente do cartum, satiriza situações específicas, situadas no tempo e no espaço, razão pela qual se encontra sempre apontando para um personagem da vida pública em geral, às vezes um artista, outras vezes um político, enfim. Em se tratando da linguagem, também costuma associar linguagem verbal e não verbal. Outro aspecto para o qual devemos atentar diz respeito ao fato de a charge, expressa na língua francesa, possuir significado de “carga”, aderindo por completo à intenção do chargista, ou seja, a de que ele realmente atua de forma crítica numa situação de ordem social e política. (DUARTE, Vânia. Cartum e charge. Em: <http://www.escolakids.com/cartum-e-charge.htm>. Acesso em: 15 de outubro de 2015.)
As tirinhas costumam ter personagens constantes, que desenvolvem ações e diálogos no formato de quadrinhos em sequência.
Tiras são basicamente, desenhos onde há a apresentação de personagens em situações diversas, dispostas normalmente em número igual ou inferior a quatro quadros e dispostas, em sua maioria, horizontalmente. São vários os gêneros explorados para essa arte, como ação, aventura, mistério, espionagem, cômicos, policial, drama, heróis e super-heróis. Podem ser publicadas diariamente, semanalmente ou qualquer outra periodicidade, dependendo do veículo da qual ela está sendo publicada, como por exemplo, revistas, jornais ou internet, que neste último caso, são normalmente denominadas de webcomics. (Em: <https://www.facebook.com/Faithirinhas/posts/242585419174241>. Acesso: 15 de outubro de 2015.) 

As charges e cartuns são modos de manifestação artística extremamente sarcásticas e, ao mesmo tempo, carregada de ideologia. Na imprensa nacional, é tradição comentar temas diversos por meio do humor gráfico, entre muitos artistas destacam-se: Henfil; Millôr Fernandes; Jaguar; Ziraldo; Laerte; Angeli; Daniel Azulay; Glauco; Ota; Maurício de Souza; Miguel Paiva; Andre Dahmer; entre outros.
Assim, compreender que a Arte pode ser utilizada como ferramenta política nas mais diversas situações; perceber que os meios de comunicação veiculam ideais de indivíduos ou grupos, e que historicamente é veículo de resistência a opressão; diferenciar Charge, Cartum e Tirinha; promover a leitura, a produção e a socialização de Cartuns e Charges, são objetivos deste projeto.
Recursos considerados: uso de charges veiculadas na internet, jornais e revistas; utilização do laboratório de informática e ferramentas de produtividade (ferramentas livres como “GIMP” e “Sumo Paint”); materiais artísticos diversos; exposição e discussão das produções dos educandos com a comunidade escolar em espaços físicos e virtual. Desta forma, este projeto também tem a intenção de valorizar a produção dos educandos criando diálogos com a produção de arte de modo global.
Este projeto será direcionado a comunidade da Escola de Educação Básica Alfredo Zimmermann, em especial, aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, atrelado as disciplinas de Língua Portuguesa, com potencial em ser trabalhado em gêneros textuais, linguagem verbal e não verbal; e em História explorando as charges e ou cartuns para compreender e interpretar fatos históricos. Também pode ser articulado com outras disciplinas como Geografia e Sociologia.
O projeto será desenvolvido em quatro etapas: 
1. Primeiro a introdução ao assunto com leituras de imagens alusivas à Charge, Tirinhas e Cartuns, após uma pesquisa sobre as diferenças entre cada um. 
2. Em um segundo momento, os educandos deverão pesquisar uma sobre charges, tirinhas e cartuns, atuais. E, deverão escolher uma que acreditam que se relacione com algum tema atual, compartilhando com os colegas e o professor. 
3. Já no terceiro momento, os estudantes deverão criar sua própria charge, ou tirinha, ou cartum. Podendo desenvolver dentro do mesmo tema que havia escolhido na etapa 2, porém, deve-se ter o cuidado de criar outras situações e personagens. Sendo assim, as produções devem conter opinião, uma visão de mundo, ou algo que se pretenda criticar. Os temas podem ser assuntos da unidade e comunidade escolar. Os meios de produção podem ser os tradicionais, digitais ou mistos. 
4. No quarto momento será montada uma exposição com a produção dos estudantes em espaço físico aberto para a apreciação da comunidade escolar e público em geral, além de ser montada uma galeria virtual no blog da escola e página de redes sociais.



Referências

<http://cronicasdeprofessor.blogspot.com.br/2013/03/genero-textual-tirinha.html>. Acesso em: 15 de outubro de 2015.
DUARTE, Vânia. Cartum e charge. Em: <http://www.escolakids.com/cartum-e-charge.htm>. Acesso em: 15 de outubro de 2015.
<https://www.facebook.com/Faithirinhas/posts/242585419174241>. Acesso: 15 de outubro de 2015.
<http://www.filologia.org.br/ixcnlf/5/03.htm>. Acesso em 14 de outubro de 2015.
<https://www.sumopaint.com/home/>. Acesso: 15 de outubro de 2015.
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Charge>. Acesso: 16 de outubro de 2015.

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Pesquisas.

Corrida de Sapinhos.

Era uma vez uma corrida de sapinhos. Eles tinham que subir uma grande torre e, atrás havia uma multidão, muita gente que vibrava com eles. Começou a competição. A multidão dizia: - Não vão conseguir, não vão conseguir!
Os sapinhos iam desistindo um a um, menos um deles que continuava subindo.
E a multidão continuava a aclamar: - Vocês não vão conseguir, vocês não vão conseguir. E os sapinhos iam desistindo, menos um, que subia tranquilo, sem esforços. Ao final da competição, todos os sapinhos desistiram, menos aquele.
Todos queriam saber o que aconteceu, e quando foram perguntar ao sapinho como ele conseguiu chegar até o fim, descobriram que ele era SURDO.