segunda-feira, 30 de novembro de 2015

PROJETO INFERÊNCIAS DO HUMOR - Professor Tarsis Flôr

PROJETO INFERÊNCIAS DO HUMOR – COMO ESTÁ SENDO REALIZADO
Professor Tarsis Flôr

         Este projeto está sendo realizado na Escola de Educação Básica Alfredo Zimmermann, em especial, em parceria com os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, atrelado as disciplinas de Língua Portuguesa, com potencial em ser trabalhado em gêneros textuais, linguagem verbal e não verbal; e em História explorando as charges e ou cartuns para compreender e interpretar fatos históricos. Também podendo ser articulado com outras disciplinas como Geografia e Sociologia.
         O projeto foi desenvolvido em quatro etapas:
1.    Primeiro a introdução ao assunto com leituras de imagens e vídeos alusivas à Charge, Tirinhas e Cartuns, após uma pesquisa sobre as diferenças entre cada um.
a)    Leitura audiovisual de trechos do documentário: “Malditos Cartunistas”. Disponível em:
b)    Leitura audiovisual do vídeo: “Universo Uno | Charges e cartuns, informação através do humor”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-Ec7aWUoZ80

c)    Leitura audiovisual do vídeo: “Charge, cartum e caricatura – Edição Extra”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vV4CrATsYto


a)    Leitura de texto e reflexão sobre as seguintes questões: O que é: Charge, Cartum e Tirinha? Diferencie-os. / Você costuma ler charges, cartuns ou tirinhas? Onde?
1.    Em um segundo momento, os educandos deverão pesquisar uma sobre charges, tirinhas e cartuns, atuais. E, deverão escolher uma que acreditam que se relacione com algum tema atual, compartilhando com os colegas e o professor.
2.    Já no terceiro momento, os estudantes criaram sua própria charge, tirinha, ou cartum. Puderam desenvolver dentro do mesmo tema que haviam escolhido na etapa 2, porém, deveriam ter o cuidado de criar outras situações e personagens. Sendo assim, as produções contém opinião, uma visão de mundo e críticas. Os temas abordados variaram entre assuntos da unidade e comunidade escolar, política, esporte, entre outros. Os meios de produção contemplados foram os tradicionais, digitais ou mistos.





1.    No quarto momento será montada uma exposição com a produção dos estudantes em espaço físico aberto para a apreciação da comunidade escolar e público em geral no dia 04 de dezembro, além de ser montada uma galeria virtual no blog da escola e página de redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisas.

Corrida de Sapinhos.

Era uma vez uma corrida de sapinhos. Eles tinham que subir uma grande torre e, atrás havia uma multidão, muita gente que vibrava com eles. Começou a competição. A multidão dizia: - Não vão conseguir, não vão conseguir!
Os sapinhos iam desistindo um a um, menos um deles que continuava subindo.
E a multidão continuava a aclamar: - Vocês não vão conseguir, vocês não vão conseguir. E os sapinhos iam desistindo, menos um, que subia tranquilo, sem esforços. Ao final da competição, todos os sapinhos desistiram, menos aquele.
Todos queriam saber o que aconteceu, e quando foram perguntar ao sapinho como ele conseguiu chegar até o fim, descobriram que ele era SURDO.