PROJETO INFERÊNCIAS DO HUMOR – COMO ESTÁ SENDO REALIZADO
Professor Tarsis Flôr
Este projeto está sendo
realizado na Escola de Educação Básica Alfredo Zimmermann, em especial, em
parceria com os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, atrelado as disciplinas
de Língua Portuguesa, com potencial em ser trabalhado em gêneros textuais,
linguagem verbal e não verbal; e em História explorando as charges e ou cartuns
para compreender e interpretar fatos históricos. Também podendo ser articulado
com outras disciplinas como Geografia e Sociologia.
O projeto foi desenvolvido
em quatro etapas:
1.
Primeiro a introdução ao assunto com leituras de
imagens e vídeos alusivas à Charge, Tirinhas e Cartuns, após uma pesquisa sobre
as diferenças entre cada um.
a)
Leitura audiovisual de trechos do documentário:
“Malditos Cartunistas”. Disponível em:
b)
Leitura audiovisual do vídeo: “Universo Uno |
Charges e cartuns, informação através do humor”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-Ec7aWUoZ80
c)
Leitura audiovisual do vídeo: “Charge, cartum e
caricatura – Edição Extra”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vV4CrATsYto
a)
Leitura de texto e reflexão sobre as seguintes
questões: O que é: Charge, Cartum e Tirinha? Diferencie-os. / Você costuma ler
charges, cartuns ou tirinhas? Onde?
1.
Em um segundo momento, os educandos deverão
pesquisar uma sobre charges, tirinhas e cartuns, atuais. E, deverão escolher
uma que acreditam que se relacione com algum tema atual, compartilhando com os
colegas e o professor.
2.
Já no terceiro momento, os estudantes criaram
sua própria charge, tirinha, ou cartum. Puderam desenvolver dentro do mesmo
tema que haviam escolhido na etapa 2, porém, deveriam ter o cuidado de criar
outras situações e personagens. Sendo assim, as produções contém opinião, uma
visão de mundo e críticas. Os temas abordados variaram entre assuntos da
unidade e comunidade escolar, política, esporte, entre outros. Os meios de
produção contemplados foram os tradicionais, digitais ou mistos.
1.
No quarto momento será montada uma exposição com
a produção dos estudantes em espaço físico aberto para a apreciação da
comunidade escolar e público em geral no dia 04 de dezembro, além de ser
montada uma galeria virtual no blog da escola e página de redes sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário